Caminhos para um bom relacionamento

tags presenteQuantos de nós aprendemos a criar relacionamentos verdadeiros baseados no amor?
Onde aprendemos? Com os nossos pais em casa? Com nossos professores na escola? Com os amigos pelos bares da vida? Ou simplesmente aprendemos no desenrolar dos pequenos namoros, das desilusões juvenis…
Aqui vão algumas dicas, que podem ajudar e muito a quem está começando a construção de um relacionamento:

É importante criar um ambiente de paz e segurança em que a confiança permita um compartilhamento de vida aberto e sem medo;
Para se criar esse ambiente é preciso saber silenciar a voz do orgulho e aprender a se desculpar quando necessário. Evite as discussões sem objetivos nobres e edificantes. Não ameace, não grite, converse com tranquilidade. Se estiver muito magoado pare por um minuto, saia, relaxe e reflita e busque o entendimento.
Lembre-se: o companheiro(a) não é o inimigo.

Passado é passado

Quais sentimentos te afligem durante uma crise, uma discussão com sua companheira(o)?
Pergunte a si mesmo: Existe algo do meu passado que está influenciando em como eu estou vendo a situação agora? Existe alguma magoa do passado que não foi resolvida?
Não permita que fatos passados, magoas mal resolvidas interfiram nos sentimentos da atualidade. Saiba diferenciar magoas, fatos e crenças passadas dos atuais sentimentos. Assim os conflitos serão reduzidos a questões insignificantes que serão resolvidas com uma conversa madura. È preciso colocar todos os “pingos nos is” antes de seguir adiante.

Conecte-se com as diferentes partes de si mesmo.

Nós somos uma individualidade estruturada em cima da razão – O “Eu razão” – e da emoção – O “EU coração” – que se aliam com O “EU Corpo” para formar o que somos. Permita-se ouvir a sinfonia de todo este ser. O que cada um diz? Some todas as falas, todas as observações, todas as expressões, todos os momentos e decida como um ser integral.
Não escute apenas a mente a dizer – “definitivamente devo deixá-la,” mas escute também o seu coração que está a dizer “Eu realmente sinto amor por ela.”
Deixe estas diferentes vozes ou partes de você co-existirem e conversarem uma com o outra. Desta forma, você vai encontrar uma resposta que vem do ser uno, integral.

Pratique a Compreensão

Não julgue. Seja compreensivo. O julgamento edifica muros que impedem o relacionamento de seguir em harmonia e equilíbrio. O julgamento fecha a porta do coração para a aceitação das diferenças. Seja indulgente e compreenda as diferenças. Coexista com as diferenças existente no relacionamento. Abra seu coração, sua mente para o entendimento através do diálogo edificante e construtivo. A compreensão proporcionará meios para que você passe a agir e não a reagir. Experimente!

Criando um “Nós”

“Eu + Você = Nós”, essa é a fórmula mais simples e a base para a construção de um relacionamento maduro e duradouro. Entender que somos únicos (Eu) e ao mesmo tempo parte (Eu + Você) na construção do relacionamento (Nós).
Em alguns momentos é preciso sacrificar parte do “Eu” e em outros parte do “Você”, lembrando da importância de se respeitar os limites de cada parte. Assim a edificação do “Nós” se solidifica e expande com respeito, amor e sucesso.

Diferenças e Mudanças

Diferenças no relacionamento existem e nem sempre são negativas, e é bom que existam estas diferenças. Seria muito monótono que tudo fosse igual entre os parceiros. As diferenças são convites ao exercício do amor e da compreensão. As diferenças devem ser utilizadas para aproximar. Elas são sempre um bom motivo para uma conversa de qualidade, mantendo a relação interessante e acesa.
As diferenças não devem ser utilizadas como motivos para tentar moldar o comportamento do companheiro. Ninguém muda ninguém. Pense nisso! A liberdade e o amor caminham juntos.
A mudança é individual, de dentro para fora, e cada um a realiza a seu tempo e modo.Seja gentil com si mesmo e com seu companheiro(a).
Lembre-se: a mudança leva tempo e é realizada sem saltos.

Comunicação é Essencial

Uma boa conversa acompanhada de compreensão, entendimento, e amor resolve infinitos problemas do relacionamento.
Inúmeras vezes interpretamos equivocadamente o comportamento da nossa companheira(o). Fantasiamos histórias em relação a fatos corriqueiros. Por exemplo: “Ela nem me deu boa noite, acho que não se importa mais comigo”; “Ela não quis me abraçar, ela não deve realmente me amar mais”. É necessário observar e interpretar corretamente com mais compreensão o que não está sendo dito além das palavras. O corpo, os gestos e as atitudes falam e muito.
Conversar sempre! Esse é o caminho para todas as perguntas e respostas. Não permita que o fantasma da interrogação corroa a sua relação. Conversem com sinceridade e amor e transformem o seu relacionamento.

Construa o futuro do seu relacionamento no hoje!

Tenha tempo para você e para o seu relacionamento. Alimente diariamente a sua relação. Hoje é o momento de você construir o alicerce que sustentará o relacionamento de amanhã.

Declare seu amor sem limites, sem vergonha e sem medos. Seja você mesmo e derrame seu amor sobre o relacionamento todos os dias.
Construa as vigas que sustentam a “ponte do relacionamento” todos os dias e todos os dias utilize essa ponte para amar e fazer crescer o amor.

Inspirado no texto “10 dicas para construir Relacionamentos Amorosos” | Crédito da Imagem “Surpresas para Namorados”

Klau Cordeiro


Você é o maestro de toda transformação!
Klau, The Dragon Coach.

https://www.facebook.com/thedragoncoach
Telefone / WhatsApp: +55 (61) 99283-7346
e-mail: thedragoncoach@gmail.com

Anúncios

4 comentários sobre “Caminhos para um bom relacionamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s